sábado, 26 de março de 2011

CFC Beira Mar é um desastre

Nestes tempos em que muito se fala em Detran aqui no Rio Grande do Sul, e também no país inteiro em virtude das fraudes envolvendo os controladores de velocidade, carinhosamente apelidados de pardais, vou utilizar este espaço para um desabafo particular sobre o serviço prestado pelo CFC (Centro de Formação de Condutores) da cidade onde moro - Tramandaí que, em última análise, representa o órgão de trânsito.

Desde já peço desculpas pelo tom extremamente duro do texto, mas é impossível que seja diferente, tamanha a confusão que foi criada.

Uma simples renovação de CNH tornou-se uma batalha de mais de sessenta dias, em virtude da TOTAL INCOMPETÊNCIA dos funcionários do CFC Beira Mar de Tramandaí. Um processo que demoraria quatro ou cinco dias tomou proporções inimagináveis.

Um problema na definição da categoria da CNH foi o estopim para situações das mais bizarras e dignas de serem colocadas em um roteiro de comédia pastelão, nos moldes de Chaves ou Chapolim.

A começar pelo primeiro atendimento que recebemos, quando fomos informados de que não haveria como realizar a renovação da CNH pois havia uma discrepância entre as categorias da mesma. Sendo assim, teria que ser aberto um processo para corrigir o problema. No entanto, a informação não foi completa, uma vez que caso meu pai não quisesse, NÃO SERIA OBRIGADO a abrir tal processo, permanecendo com a categoria que já tinha.

Nos dias que se seguiram foram algumas visitas ao CFC, onde pude presenciar situações dignas de vergonha alheia (aquele sentimento ruim que dá sabe?) e outras de indignação mesmo.

É incrível o desrespeito e o despreparo dos “profissionais” que atendem no referido CFC.

Não há por parte dos atendentes o mínimo de respeito pelas pessoas: frases ditas automaticamente, falta de respeito àqueles que merecem mais atenção (como os idosos por exemplo), desconhecimento total do próprio serviço (o que leva, na maioria das vezes, as pessoas a perdas de tempo e dinheiro totalmente desnecessárias). Tudo isso regado à muita (eu disse muita) conversa paralela, brincadeirinhas, fofoquinhas e por que não dizer, picuinhas entre as que ali prestam serviços.

Em um dos casos ouvi uma atendente loira e bonita dizer a um senhor de idade o que deveria fazer para renovar sua CNH. Toda a explicação não durou mais de trinta segundos, e ela não a repetiu para ele, de modo nenhum. Mesmo que tenha ficado evidente que o mesmo não havia entendido bulhufas do que ela havia falado. Desrespeito puro! O coitado saiu meio tonto dali, sem saber nem se podia ir pra casa com o seu carro ou se pegava um ônibus para não correr risco.

Um outro rapaz estava há uma semana aguardando para receber sua carteira definitiva e o processo estava parado por causa da fotografia. Isso mesmo, da fotografia. Tudo por que uma das atendentes teria se enganado e colocado no sistema que a foto que ele já tinha não poderia ser usada, pedindo para o mesmo que providenciasse outra. O problema é que a foto poderia ter sido tirada ali mesmo, na hora. E ainda fizeram cara de maus amigos quando ele reclamou. Não se iluda, eu não fiquei o dia inteiro ali. Foram alguns minutos.

No caso da renovação da carteira do meu pai, tive contato com o que de pior pode ser oferecido a quem busca um serviço que cada vez mais é essencial, além de caro: o descaso. Infelizmente nestes serviços as pessoas deixam de ter nome, família... elas são um número. E em casos complicados um número chato ainda, que teima em incomodar.

Foram inúmeras tentativas de solução do problema, ouvindo sempre a mesma resposta: “enviamos o e-mail hoje senhor, tem que aguardar 72 horas para ter a resposta.” Pasmem! No mundo que vivemos hoje, em que aconteceu um terremoto no Japão e ficamos sabendo na hora (inclusive assistindo pela televisão em tempo real), eu tinha que esperar 3 dias para saber se haveria resposta. E não adianta ligar antes para saber, pois elas primeiro vão ver se venceu o prazo, e depois se tem resposta.

“Não podemos ligar para o DETRAN, tem que aguardar o e-mail.” Foi outra frase que ouvi muito nestes dois meses. Fiquei pensando se o CFC não pagou a conta do telefone ou se não ensinavam as atendentes a discar os números no aparelho. Sim, pois não pode ser outra coisa. Dizer para as pessoas que não podem ligar. Então chamem alguém que possa ligar!

Quando, enfim, perdi a paciência e pedi para ler um dos e-mails que teriam sido enviados (naquele momento já deveriam ser mais de dez), fui surpreendido por uma das atendentes que, juntando uma cópia do LIXO (vou repetir, DO LIXO), a desamassou na minha frente e permitiu que eu a lesse. Um texto digno de uma criança semi-alfabetizada (e não estou denegrindo a criança, pois ELA ainda vai ter a chance de aprender), com duas ou três linhas, não dava informação nenhuma sobre o caso para quem quer que o fosse ler. Um amontoado de números e expressões infantis.

Cheguei a comentar com a "moça" que minha filha de nove anos escreveria melhor. E é a pura verdade. Não porque a Duda (minha filha) seja superdotada não...

Para a “profissional” que o teria escrito bastava aquilo, talvez por que não fosse o pai dela que dependia da CNH para trabalhar. Era só mais uma coisa chata que ela tinha que fazer naquelas poucas horas insuportáveis que teria que ficar ali, atendendo aquelas pessoas mal educadas que teimavam em pedir coisas para ela. Logo para ela que provavelmente teria muitas outras coisas mais importantes a fazer. Tenho uma dica: procura outro emprego! Aliás, procura serviço, que emprego este aí tá mais do que bom. Pelo menos eu não vi algemas que a prendessem ao chão tampouco homens assoitando-lhe as costas. Não havia grilhões a arrebentar.

No meio de toda esta história fiquei pensando numa expressão que escuto muito no meio empresarial: a culpa não é daquela pessoa, mas de quem a colocou ali!

E é verdade. No mundo competitivo de hoje cercar-se de profissionais é o mínimo que um empresário deve fazer se quer crescer ou servir bem. Infelizmente este não é o caso do CFC Beira Mar. Talvez o monopólio seja a razão. Quem sabe está na hora de outro CFC instalar-se na cidade? Competição é muito bom sabia? Eu mesmo tenho muitos concorrentes e isso é muito bom.

A comprovação disso veio alguns dias depois quando enfim consegui falar com alguém superior às atendentes sempre tão prestativas (desculpe a ironia, não resisti). Minha surpresa foi grande. Muito grande. Aquela que se dizia "responsável" por problemas da natureza daquele que se arrastava já há mais de um mês simplesmente não sabia do que se tratava. Não fazia nem ideia. Nada! Zero! A cara dela era mais ou menos a de uma criança que pega o pai deixando o presente na árvore no Natal e se dá por conta de que Papai Noel não existe mesmo, como os coleguinhas da escola vivem dizendo.

No meio de toda esta confusão estavam os ditos "diretores" do CFC, mais perdidos que cego em tiroteio para usar uma expressão local, desdobrando-se em desculpas esfarrapadas.

Enfim, para não prolongar a história, depois de muitos contatos com o CFC e com o Detran (num jogo de empurra-empurra fenomenal) foi descoberto o problema: o exame médico.

Exatamente. O problema era o exame médico.

Nas palavras do atendente do Detran (este talvez o único bem treinado nesta história toda) o código de restrição no exame médico do meu pai estava errado. Ou seja, onde deveria ter um código que dissesse que ele só poderia guiar usando óculos estava outro, que não existia e que, nas palavras do próprio atendente, poderia definir que meu pai "não tinha uma perna, ou um braço, ou era louco".

Para não dizer que não falei de flores (e fui catar uma lá no fundo) gostaria de agradecer a Sra. Maria de Marco que, se não me engano, é diretora de ensino do CFC e que, vendo meu desespero diante da situação, dispôs-se a ajudar e sem a qual, talvez, a situação não teria tido nunca um desfecho. Uma pena que ela não vai durar muito lá. Muitas maçãs podres para uma sã.

Deixo aqui o repúdio pela situação grotesca pela qual passamos, e também o pedido para que o leitor deste texto, se morador da minha cidade, JAMAIS procure o ORGANIZADO CFC BEIRA MAR de Tramandaí para resolver quaisquer problemas que tenha com o Detran. Ou assuma o risco.

13 comentários:

  1. "Era só mais uma coisa chata que ela tinha que fazer naquelas poucas horas insuportáveis que teria que ficar ali, atendendo aquelas pessoas mal educadas que teimavam em pedir coisas para ela. Logo para ela que provavelmente teria muitas outras coisas mais importantes a fazer. Tenho uma dica: procura outro emprego! Aliás, procura serviço, que emprego este aí tá mais do que bom."

    O pior é que a maioria só quer um emprego, prejudicando a minoria que procura serviço...

    Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sou moradora de Tramandaí, professora em Imbé e tenho uma deficiência motora e... tenho horror ao CFC de nossa cidade. Não existe pior, em lugar algum...Testemunhei e vivi inúmeras histórias de desrespeito no tempo que passei por ali.
    Iniciei meu processo de habilitação em outubro de 2010,pois queria concluir nas minhas férias, no verão. Eu sabia que teria que fazer as práticas em outra cidade, já que eles não tem carro adaptado. Mas eu pensei... faço as teóricas aqui em menos de um mês e depois sigo para fazer as práticas em Poa... doce ilusão né!
    Só para começar, as atendentes atendem muito mal, sempre com um "chiclete" na boca e fofocando uma com a outra. E não entendem nada do assunto que deveriam saber. Por exemplo... carro adaptado? O que é isso? Deficiente dirige? Oh! Não diga que isso é possível?
    E acredite... Ela não era loira!
    E o diretor do CFC sabe? Quase nada. Estou até hoje esperando o email ou a ligação dele com as informações que ele iria me mandar(faz mais de 1 ano).Mas apesar disto, fui persistente e consegui marcar o exame médico e psicológico! Fui bem no exame psicológico, mas a psicóloga já me disse logo que seria muito difícil, que eu deveria pensar se eu queria mesmo... No exame médico, o DOUTOR nem olhou pra minha cara, só escreveu: TRAZER LAUDO ORTOPÉDICO. Fui pra casa,mas voltei outro dia, marquei novo exame e contestei, já que ele nem me perguntou nada e eu já tenho um laudo do meu NEUROMUSCULAR, nada a ver com o que ele "pensava" que era. Aí ele me mandou para a perícia médica em Poa. Mas detalhe, marcaram para 2 meses depois, em janeiro.Lá no detran em Poa, o perito me pediu uma prova prática! Acredite! E eu nunca tinha nem ligado um carro, por isso estou tentando a primeira habilitação. Como não deixam nem a gente falar nada, o jeito foi correr atrás, pq eu que tinha que levar o carro adaptado para a prova! Incrível né!
    Eu e meu marido andamos o dia todo em Poa procurando um CFC com carro adaptado para alugar. Até que encontrei uma maravilha chamada CFC DORNELLES. Atendimento maravilhoso, rápido, pessoas simpáticas, adorei! Consegui alugar o adaptado com eles.
    A prova foi no detran em Poa ,dia 23 de fevereiro, no mesmo dia que minhas férias acabaram.

    ResponderExcluir
  4. O perito e um examinador entraram no carro comigo. Mandaram ligar o carro para iniciar a prova. Eu estava com medo, ainda não sabia dirigir...
    Quando o isntrutor do Dornelles ( que trouxe o carro pra mim) viu eu ligar o carro, ele correu até nós e questionou o perito: "Como ela vai dirigir? Ela ainda não fez aulas!"
    As respostas deles foram inusitadas. "Ah! É primeira habilitação!" " É que essa prova é nova, uma portaria de 2010." (acho que eu fui a primeira)
    Resumindo... Eles não sabiam fazer a tal prova. Me fizeram de trouxa. E ainda poderiam ter causado um acidente.
    Ainda assim pensaram se me liberariam para fazer a carteira, pois eu iria me desgastar... Eu fiquei indignada e disse que me desgasto muito indo de ônibus todos os dias para o trabalho, quero ir de carro!
    Pois bem... Consegui... Já podia fazer teóricas! Em Tramandaí consegui só para abril. Perguntei se poderia ter aulas na sala do térreo para não precisar subir as escadas todos os dias, a moça disse que NÃO. Tudo bem... Fiz a noite, pois trabalho. Subi as escadas me agarrando todos os dias. Os instrutores e diretores viram ,mas não se importaram. Mas... eu não desisto.
    Passada essa parte, fui em maio para Poa fazer práticas no Dornelles. Ia aos sábados, quando não era letivo na escola. Não dava para ir em todos pq tinha que trabalhar, enfim... levei meses para concluir as aulas. Como ia vencer o prazo de 1 ano, comecei a fazer provas. Reprovei 2 vezes na baliza e na última reprovei no percurso.(3 provas).
    E tudo se acabou dia 7 de outubro.( 1 ano da data da inscrição)
    Neste caminho só vi desrespeito e frustração. Não desisti ainda. Entrei com recurso para ver se consigo um prazo para uma nova prova junto ao detran. Eu sei que posso passar, eu tive pouco tempo, poucas aulas, muita distância...

    Mas resumindo...
    CFC de Tramandaí... nota ZERO!

    ResponderExcluir
  5. tramandai como cidreira baln pinhal merecem obom atendimento mas so so tem eles mulher e irresponsaveis te o poder em funçao da populaçao e nao do trabaslho nao tao nem ai para o cidadao e solucro sou educado tao comendo dinheiro

    ResponderExcluir
  6. lixo total! equipe totalmente despreparada!

    ResponderExcluir
  7. Cfc como outros são uma fabrica de dinheiro,so a cara dos examinadores ja asusta são pouquisimos que passam eles não dão chance nem uma tem que dar pisca até pros postes duvido que eles proprios seguem todas essas regras...é muita frescurinha.

    ResponderExcluir
  8. No cfc de Osório paguei o dobro do valor de uma curso além do meu gasto desnecessário com deslocamento desde Capão por incompetência de uma atendente.

    ResponderExcluir
  9. Bah!!! E eu que em plena baliza um individuo (que se intitula motorista) não aguardou que eu completasse a manobra e acabou causando um acidente!!! Com certeza o descaso é enorme, tanto por parte do CFC quanto pela partes dos "MOTORISTAS" que nem sequer respeitam os candidatos que estão conduzindo o veículo...

    ResponderExcluir
  10. Fiz hoje a prova prática no CFC Dorneles em Porto Alegre, e foi super tranquilo e estou APROVADA daqui a quatro dia já pego minha CNH... Valeu CFC Dorneles, cumprem com suas obrigações!

    ResponderExcluir
  11. Fiz hoje a prova prática no CFC Dorneles em Porto Alegre, e foi super tranquilo e estou APROVADA daqui a quatro dia já pego minha CNH... Valeu CFC Dorneles, cumprem com suas obrigações!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acabei de renovar minha habilitação no CFC Beira Mar primeiro quero parabenizar o Dr. Abdala por seu excelete atendimento e a moça que entrega as habilitações que é extremamente educada, já não posso dizer o mesmo das moças do atendimento do térreo pricipalmente a que atende na mesa do centro pessoa estremamente mau educada e mau humorada as demais um pouco menos mas não ficam muito atraz. elas se achão superiores as pessoas que ali estão coisa que acho absurdo pois pelo valor que se paga deveriamos ser tratos com todo o respeito, acredito que a direção desta empresa( que acredito ser privada) não deve ter conhecimento deste péssimo atendimento da parte de tal funcionária, acho que se não esta satisfeito com seu trabalho de lugar para outras. penso que todos que forem mau tratado devem procurar seu direitos,talvez assim a direção da empresa tome as providências cabíveis em relação ao pessímo atendimento por parte de alguns dos fucionarios...Já saimos em direção a tal lugar sabendo que vamos perder um tempo enorme, vamos enfrentar filas e ainda escutar grosserias ai não dá sem condições e dizer que somos obrigados a pagar por isso....

    ResponderExcluir