quinta-feira, 14 de abril de 2011

Falcão no Internacional

Para quem não sabe, aqui no Rio Grande do Sul ou tu és colorado, ou gremista.

Não que os outros times não tenham torcida, mas a coisa é bem polarizada mesmo.

Minha família é praticamente toda colorada, ou seja, torcedora do Internacional.

Meu clube, seguindo o exemplo do rival (e veja que admitir isto é muito difícil) - que hoje tem Renato Gaúcho como técnico -, contratou, na semana passada, um dos seus maiores ídolos para ocupar a cadeira de comandante do time profissional: Paulo Roberto Falcão.

Falcão começou como jogador profissional no Internacional na década de 1970, e foi um dos responsáveis por levar aquele timaço ao tricampeonato brasileiro (1975, 1976 e 1979). Depois disso, transferiu-se para o Roma, da Itália, onde simplesmente foi apelidado de "O Rei de Roma", o que dispensa comentários sobre sua trajetória no país da bota.

Volante, mas com muita técnica - coisa difícil nos dias de hoje - o "Bola bola", como era chamado, participou daquela seleção de 1982, com Zico, Sócrates, etc., que perdeu para a Itália e ficou fora do mundial - talvez o maior "pecado" de todas as copas.

Mesmo tendo passado pelo São Paulo, é no Internacional que todos lembram dele.

Acima de tudo, o próprio Falcão diz-se torcedor do colorado.

Quis o destino (que clichê né?) que a saída de Celso Roth do comando trouxesse a oportunidade para a volta do ídolo.

A estreia vai ser no sábado, pelo Campeonato Gaúcho. Em todas as entrevistas que concedeu, Falcão vem dizendo que não vai mudar muita coisa, uma vez que teve pouco tempo, mas que pretende mudar muito o estilo de jogo do time. Isso é como música para os ouvidos dos torcedores, que já não aguentavam o esquema "chama derrota" de Celso Roth.

Enfim, antes mesmo da estreia quero deixar meu comentário pronto, sem medo de errar: "Vai ser um novo Internacional e, se deixarem ele trabalhar (nos moldes de clubes europeus em que os técnicos ficam anos no cargo), teremos um clube muito mais internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário